Por que Stálin mandou assassinar Trótski?  

Posted by Unknown in , , , ,





Há algumas semanas recebi uma pergunta pelo "Ficou com dúvida? Sr. Thot responde!", do aluno João Victor da T. 71 da E.E.E.F. Souza Lobo. Como a curiosidade do João foi muito boa, achei melhor compartilhar com todos. Obrigado João!

-@- “Por que Stálin mandou assassinar Trótski?” -@-

Caro aluno João Victor,

    Para compreendermos a perseguição e a ordem de execução de Leon Trótski por parte do Secretário-geral do Partido Comunista Stálin, é necessário ter bem claro as trajetórias de três líderes bolcheviques da Revolução Russa de 1917: Lênin, Trótski e Stálin. Cada líder possuía uma linha de pensamento política e de ação, o que acabou antagonizando politicamente Stálin e Trótski.
Lênin (intelectual que conceituou uma etapa do capitalismo no séc. XIX que ele dominou de imperialismo) foi declarado o primeiro Secretário-geral do Partido Comunista realizando as primeiras medidas econômicas para salvar e consolidar o Estado Socialista da URSS. Contudo, Lênin falece em 1924 em decorrência de sequelas provocadas por um derrame.
    A morte de Lênin abre o precedente para Stálin e Trótski disputarem a liderança do Partido, onde a posição ideológica de cada será fundamental. Stálin, um militar pouco dedicado ao campo intelectual, mas conceituado oficial de “linha dura” defendia a ideia de que a Revolução Socialista deveria se manter apenas na URSS até ela estar totalmente consolidada para ser expandida a outras regiões dominadas pelo capitalismo (o Stalinismo não apoiou diretamente outras regiões que aderiram ao regime socialista como a China em 1949); enquanto o intelectual e também reconhecido militar Trótski defendia o que a Revolução deveria ser estendida imediatamente para outras regiões, já que o capitalismo as oprimia.
    Fatos, posicionamentos, anseios, históricos e alianças possibilitaram que Stálin assumisse a Secretaria-geral, iniciando uma campanha de difamação contra a imagem de herói na campanha de consolidação da Revolução. Diante do desgaste de sua imagem e a constante ameaça de perseguição política, Leon Trótski se refugia no México para apoiar levantes locais.
    O assassinato de Trótski em 1940 a mando de Stálin realizado por uma das antecessoras da KGB (Comitê de Segurança do Estado) pode ser pontuado como uma tentativa clássica de eliminação de opositor além de também percorrer um perfil psicológico de Stálin: o de esquizofrenia.

  •     Sobre esse fato a obra “A Revolução dos Bichos” (Animal Farm), 1945, do inglês e comunista George Orwell, retrata através de uma fábula a Revolução Russa de 1917 e os seus encaminhamentos ou distorções até 1945. Nela é possível observar a disputa e o banimento de Trótski nas personagens do porco Napoleão (Stálin) e pelo porco Snowball ou Bola de Neve (Trótski).  Você pode ver também em duas produções cinematográficas realizadas em períodos diferentes, uma em 1954 (mais próxima do livro) e a de a 1999:
  
Obrigado pela pergunta!

This entry was posted on 9 de set. de 2011 at 01:25 and is filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário

IR PARA O TOPO!