O muro de Berlim  

Posted by Unknown in ,

    Durante a Guerra Fria (1945?-1991?) as potências mundias vencedoras da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) como os Estados Unidos da América do Norte (EUA), a Inglaterra, a França e a União Soviética (URSS), na Conferência de Potsdam (1945) dividiram o território alemão em zonas de ocupação militar entre eles.
     Dessa forma, a Alemanha foi dividida entre República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental, de influência da URSS e capital estabelecida em Berlim Oriental, e a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental, com a capital em Bonn e sob domínio capitalista.
     Como a capital alemã anterior a Segunda Guerra, Berlim, estava localizada na zona destinada aos soviéticos e ter a posse dessa região era um ponto militar e ideológico importante, a cidade foi também dividida em mais quatro zonas. Assim, dentro da zona da URSS estadunidenses ou qualquer outro capitalista poderia circular em uma parte da cidade de Berlim, desde que utilizasse a ponte-aérea que ligava Berlim capitalista à República Federal Alemã.
     Com os constantes fugas (cerca de 2 mil por dia) da zona soviética estava claro que o projeto de um governo socilista na RDA na se consolidaria. Para conter esse êxodo, o governo central da URSS, em medida urgente construiu um muro vigiado que dividia não só Berlim, mas famílias e o mundo. O Muro construindo em 13 de agosto de 1961 com 155 Km de extensão simbolizou a insesatez da Guerra Fria e a sua tensão mundial. Mas havia muito mais entre os bastidores do Muro de Berlim, confira nesse vídeo de simulação:


This entry was posted on 19 de out. de 2011 at 07:30 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário

IR PARA O TOPO!